-
Arquitetos: Neogenesis+Studi0261
- Área: 5073 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:The Fishy Project
-
Fabricantes: KRUNAL NAIK, N J FURNITURE, SALIMBHAI
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta faculdade para mulheres, pela Neogenesis+Studi0261, localizada na área de Unn em Surat, Índia, foi projetada com a intuição de que institutos devem se destacar por si próprios e se tornarem um marco. Planejado como uma faculdade de enfermagem, o prédio foi concebido para ser um símbolo da identidade e da confiança, com um ambiente de trabalho modesto.
O masterplan do instituto abrange três blocos (a serem executados em fases), que estão estrategicamente posicionados a fim de criar um jardim central como uma área aberta ativa. "Como o instituto está próximo a uma área industrial, garantir a segurança das estudantes do sexo feminino foi crucial para gerar um ambiente de aprendizado propício e promover um senso de segurança," diz Ar. Jigar Asarawala. Para esse fim, as áreas administrativas e o núcleo de circulação foram planejados perifericamente, ou seja, em direção à via, e as salas de aula e laboratórios principais estão voltados para o jardim central. Este layout introvertido valida o compromisso da empresa em promover o bem-estar dos usuários.
O projeto é composto por blocos rígidos e blocos de escadas curvas, coexistindo em ritmo e conectados com passagens. A fachada considera uma escala apropriada ao articular um impacto através de interesse visual e hierarquia. A sobreposição dos blocos curvos e rígidos com projeções cria uma composição dinâmica de fachada para a face oeste. Em contraste, a moldura estrutural com recuos e passagens ajuda a romper a rigidez e escala da fachada leste criando harmonia. Níveis intermediários e terraços foram integrados para facilitar as conexões de maneira dinâmica e introduzir interesse visual através da variação na elevação.
A área de 5000 m² facilita um fluxo de trabalho e interação entre os estudantes e funcionários, e oferece um uso eficiente do espaço. As passagens e os terraços são introvertidos (ou seja, voltados para a área aberta dentro do local). A circulação foi resolvida através de uma sucessão de terraços, passagens e pausas necessárias.
A paleta de materiais é marcada por tijolo e concreto aparentes abordando o charme industrial com sofisticação moderna que não sobrecarrega o ambiente. A incorporação de faixas de concreto horizontais entre os tijolos garante a integração entre ambos os materiais. O piso de pedra Kota com perfis de porta de WPC cria uma paleta silenciosa e neutra, e os toques de verde constroem seu caráter. A tangibilidade da estrutura é compreendida conforme o dia passa. O movimento do sol mostra a transição nos espaços internos conforme exibe expressões variadas. A atenção cuidadosa aos detalhes reafirma o apelo estético do prédio e transmite um senso de qualidade. A experiência cinestésica da arquitetura coreografa o movimento humano através de construções espaciais.
O processo de projeto e execução foi tão rigoroso quanto gratificante, pois se alinha com sucesso aos objetivos e expectativas do instituto. O estímulo do projeto ressoa com a estética contemporânea e a manifestação moderna.